Carnaval: dicas para cuidar da saúde durante os dias de folia

Sítio Histórico de Olinda recebe lavagem simbólica para o Carnaval, nesta quinta (16/02/2023)
15 de fevereiro de 2023
As irmãs, Kaká, Bibi e Juju do canal CDT participam de evento com Lucas Guimarães
15 de fevereiro de 2023

Carnaval: dicas para cuidar da saúde durante os dias de folia

A chegada do carnaval traz agitação, folia, viagens e rotinas intensas. Apesar da alegria e diversão, a festa precisa ser acompanhada de alguns cuidados para evitar complicações desnecessárias à saúde. Para tanto, manter a hidratação, ingerir alimentos saudáveis e repousar são atitudes necessárias para passar o carnaval da melhor forma.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio Recife, Priscilla Leal, algumas recomendações devem ser seguidas pelos foliões. “A utilização de protetor solar, devido à grande exposição ao sol, é muito importante. Além disso, fazer grande ingestão de água para uma boa hidratação corporal é essencial. Manter o corpo hidratado vai evitar tonturas, dor de cabeça e astenia, que é a perda ou diminuição da força física, e vai amenizar a ressaca no dia seguinte”, orienta.

A enfermeira também faz um alerta sobre os perigos das doenças sexualmente transmissíveis. “Carnaval é época de alegria e liberdade, mas é preciso ter cuidado e lembrar sempre de usar preservativo nas relações sexuais”, completa. A alimentação durante a folia também precisa de atenção especial. A coordenadora do curso de Nutrição da Estácio Recife, Sandra Marinho, lembra dos perigos da ingestão de álcool e refrigerantes em excesso.

O ideal, segundo a nutricionista, é sempre equilibrar a bebida com água. “Lembrar que na hora que está consumindo álcool não está se hidratando. O álcool, muito pelo contrário, sobrecarrega o organismo. Então, entre uma bebida e outra, sempre buscar se hidratar. Já os refrigerantes podem temporariamente ou instantaneamente dar aquela sensação de frescor, mas o ideal seria também ingerir água de forma alternada”, aponta Sandra, esclarecendo ainda que o consumo de energéticos também deve ser moderado.

“As pessoas buscam um pouco mais de energia nessa época e o energético talvez não seja a forma mais adequada de conseguir esse ‘fôlego’, principalmente no período de Carnaval, já que estamos falando de vários dias seguidos de folia. O ideal é dar um tempo entre um consumo e outro, para que o corpo possa se recuperar”, diz. A procedência das bebidas e alimentos também deve ser uma preocupação do folião. Segundo Sandra, é importante evitar comidas de rua, pois não se sabe a origem e o método de preparo.

A dica da nutricionista é se alimentar bem antes de sair de casa e, se possível, levar consigo um lanche leve e saudável. “Como grande parte do dia do folião é na rua, essa é uma questão realmente importante. Frutas e sucos ou um sanduíche são refeições mais rápidas e que não vão sobrecarregar tanto. Elas vão permitir que o folião possa continuar na brincadeira durante um bom tempo”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
Instagram
WhatsApp